(31) 3658-5238 / contato@dradrianorafael.com.br

    • (31) 98649-4629

Bruxismo pode aumentar durante pandemia

Por:digitalpixel
Imprensa

17

jun 2020

O bruxismo é uma desordem funcional caracterizada pelo ranger dos dentes durante à noite enquanto a pessoa dorme. Quando o problema se manifesta durante o dia, é chamado de briquismo, de acordo com o cirurgião dentista Adriano Rafael. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 40% dos brasileiros sofrem com o bruxismo. No mundo, 30% da população é afetada pelo incômodo.

O aperto e ranger dos dentes podem causar impactos graves. “Pode provocar desgastes, problemas ósseos, gengivais e nas articulares. Além de causar prejuízos na saúde bucal o bruxismo pode causar problemas de sono, dor de cabeça, dor e zumbido no ouvido, dor no pescoço, na mandíbula e nos ossos da face. Essa disfunção está ligada a fatores genéticos, estresse, ansiedade e problemas físicos”, detalha.

O especialista alerta que o componente emocional, como o estresse e ansiedade, sempre colaboram para o desenvolvimento do bruxismo. É uma resposta do corpo à tensão acumulada. “Neste período de pandemia, temos percebido o aumento de pessoas com bruxismo no consultório, que é previsível. Estamos vivenciando incertezas e medos. Além disso, estamos com a possibilidade de locomoção e convivência social restrita. Tudo isso pode gerar estresse e ocasionar o bruxismo. ”

Ainda não existe medicamento específico para tratamento do bruxismo. A recomendação é o uso de placas de acrílico feitas em laboratório para prevenir o desgaste dos dentes. Ela ajuda a restringir o movimento dos músculos e o atrito provocado por esses movimentos. “A dica principal durante a pandemia é manter a cabeça no lugar, meditar, fazer atividades físicas regulares, realizar atividades que tragam prazer e evitar o consumo de bebida alcoólica durante a noite e usar a placa contra bruxismo”, destaca o cirurgião dentista, Adriano Rafael.

Fonte https://www.itatiaia.com.br/noticia/bruxismo-pode-aumentar-durante-pandemia

 


Compartilhe:

Praça Benjamin Guimarães, ABC 65, Sala 903 Bairro: Funcionários, Belo Horizonte, MG/Brasil

(31) 3658-5238

contato@dradrianorafael.com.br