O atual cenário traz mudanças nas formas de trabalho e em diversos setores, por conta do novo coronavirus, que transmite a Covid-19, doença classificada como pandemia pela OMS – Organização Mundial da Saúde. Na odontologia não é diferente! Os profissionais da área que sempre prezaram pela limpeza e segurança dos pacientes, mesmo assim, têm aumentado ainda mais os cuidados com relação a higiene para a não disseminação do vírus.
“Nós não poupamos esforços no que diz respeito a isso. A transformação de sorrisos e tratamentos odontológicos é reorganizada em vários aspectos que vão desde a logística, aos novos protocolos de atendimento”, explica o cirurgião dentista Adriano Rafael.
A higienização das mãos é feita antes do contato com o paciente, antes da realização de qualquer procedimento, antes da colocação das luvas, após o risco de exposição a fluídos biológicos e após o contato com áreas próximas ao paciente, mesmo sem ter tocado nele.
“Além dos aparatos que já costumávamos utilizar, estamos investindo ainda mais nos chamados EPIs – Equipamentos de Proteção Individual – como o gorro, jaleco, luvas, máscara, propé e proteção facial. Todos descartáveis e usados em um único atendimento”.
Esse aparelhamento, segundo Adriano Rafael, é oferecido também aos pacientes que, ao chegar no consultório, são instruídos a higienizar as mãos com o álcool em gel e aferirem a temperatura. Eles também recebem o jaleco, propé, luvas e toca.
“Qualquer pessoa com sintomas de gripe tem a consulta remarcada para o mês seguinte, com o intuito de resguardar a própria vida e evitar problemas de saúde dos outros que serão atendidos”, frisa o dentista.
Para o profissional, o cuidado com a saúde bucal não pode ser deixada de lado, assim como a prevenção. Logo, ao chegar no consultório o paciente precisa certificar que o local está tomando as medidas necessárias de higiene. “A transformação do sorriso continua sendo o nosso maior compromisso, mas, junto com ela, temos, agora, como grande e forte aliado, o cuidado e a valorização da vida. A intenção é manter a sociedade e a vida dos pacientes, familiares, amigos e desconhecidos a mais preservada possível. Cada um, fazendo sua parte!”, finaliza.
Orientações OMS:
Esclarecimento e veracidade de informações:
Fonte da noticia : https://revistaexclusive.com.br/noticias/a-nova-realidade-dos-consultorios-odontologicos/